Peça refrigerada multifuncional para medições e diagnósticos

  1. PATENTE DE INVENÇÃO CONCEDIDA

  2.  
    •  
  3. Título da tecnologia: Peça refrigerada multifuncional para medições e diagnósticos. 
  4.  
  5. Inventor: Magno Pinto Collares (Currículo Lattes).
  6.  
  7. Unidade Acadêmica: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF.
  8.  
  9. Panorama: esta tecnologia funde de forma inédita duas técnicas de mediação e diagnósticos em fluidos conhecidas como sonda de Pitot e sonda de Entalpia. Ela permite que seja controlada a temperatura da sonda de Pitot evitando que seus acessos sejam bloqueados por condensações. Também permite que a sonda de Entalpia, utilizadas em fluxos de gases em alta temperatura, possa medir com mais precisão a diferença entre as pressões de estagnação e estática, como também a composição química em duas posições radiais simultaneamente.
  10.  
  11. Descrição: a peça para medição e diagnóstico em fluidos é confeccionada esculpindo canais em um tubo de paredes grosa de forma a obter as vias de refrigeração e medição.
  12.  
  13. Problema resolvido: esta tecnologia consegue controlar a temperatura na sonda de Pitot e em caso de aplicações para gases em altas temperaturas, como fluxos de plasma, é possível a medição da pressão estática local.
  14.  
  15. Aplicações: esta peça é a sonda do sistema de medição tipo Pitot usado para medir velocidade de vazão de fluidos, como em túneis de vento, velocidade de aeronaves, inclusive em velocidades supersônicas. Outra aplicação é em sistemas de plasmas. Podemos citar o plasma térmico (fluxo de gases com temperaturas em torno de 10.000 K) com alta velocidade de plasma, até mesmo vazão de plasma com número de Mach maior que 0,3, podendo chegar a Mach > 1,0 (supersônico).
  16.  
  17. Vantagens: a peça garante estabilidade e segurança nas medidas, além de proporcionar precisão nas medidas de pressão estática local.
  18.  
  19. Status da patente: concedida. CARTA PATENTE Nº PI 1106688-1, expedida em 03/11/2020.
  20.  
  21. Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level): TRL/MRL 2.

Resumo: disponível neste link.

 

  1.